4 de agosto de 2010

Minha Cidade

Bagé, Rainha da Fronteira


História
Os primeiros habitantes foram os índios, que ao chegarem, construíram suas casas e deu ao local, o nome de Santa Tecla. Isso aconteceu até o ano de 1750.
Mais tarde o nome foi substituído por Bagé, que é uma palavra indígena que, na língua dos índios, quer dizer cerros e era nos cerros onde os índios moravam.
Em 1752 vieram morar nesta região, portugueses e espanhóis. Foi necessário separar as terras dos portugueses das terras dos espanhóis, e foi para separar estas terras que eles vieram pela primeira vez a região de Bagé.
As terras de Bagé ficaram do lado dos portugueses, mas esses, depois de marcar a fronteira, foram embora, deixando a terra abandonada.
Em 1773 os espanhóis, que queriam aumentar as suas terras, invadiram nossos campos e fundaram o Forte de Santa Tecla. Quando os portugueses ficaram sabendo da invasão dos espanhóis retornaram e lutaram para expulsá-los. Esta luta durou 40 dias, terminando com a vitória dos portugueses.
Em 1811 se formou aqui um povoado. Alguns soldados portugueses chefiados por D.Diogo de Souza e suas famílias, construíram uma capela com a imagem de São Sebastião que é o padroeiro de nossa cidade. A vila tornou-se cidade em 1859. Além dos portugueses espanhóis e índios, outros povos contribuíram com a nossa região. Eram trabalhadores alemães, italianos, árabes, japoneses e negros que vieram como escravos para trabalhar nas grandes fazendas.
E foi com o trabalho de todos, imigrantes e bageenses, que nossa cidade cresceu, progrediu e hoje é chamada de RAINHA DA FRONTEIRA.

Estação Ferroviaria - Atual Centro Administrativo

Intendência Municipal - Atual Prefeitura

Palacete Pedro Osório - Atual Secretaria de Cultura

Solar Sociedade Espanhola - Atual Instituto Municipal de Belas Artes - IMBA

Sociedade de Beneficiencia Portuguesa - Atual Museu Dom Diogo de Souza

Coreto Municipal

Cemintério da Santa Casa de Caridade de Bagé

Catedral de São Sebastião

Igreja Nossa Senhora Auxiliadora

Capela de Santa Thereza

Igreja Nossa Senhora Auxiliadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário